RESUMOS

16 DE JUNHO - 9ª RODADA

Kramnik - Giri

Talvez o jogo mais estranho do torneio! Já no movimento 8, os jogadores estavam fora do livro. Giri rapidamente pegou muito espaço na queenside com 5 ... c4 e 6 ... b5. Em troca, Kramnik obteve peças fortes e centralizadas. No middlegame muito incomum, Giri jogou o duvidoso 15 ... g6, enfraquecendo o rei. Isso permitiu que Kramnik jogasse o forte 16, 4, preparando-se para levar sua última peça menor em ação e forçando o rei de Giri a permanecer no centro. Apenas alguns movimentos depois, Giri foi forçado a renunciar, pois estava perdendo material pesado. Nós raramente vemos jogos com apenas 20 movimentos neste nível!

Karjakin - Vachier-Lagrave

Vachier-Lagrave tocou o muito agressivo Najdorf siciliano. Karjakin optou pela variação g3 moderna, com um rápido Nd5. Ele conseguiu dar algumas fraquezas no final do jogo. Ficou claro, no entanto, que a posição era igual. Os jogadores repetiram os movimentos após 26 movimentos.

Caruana - Nakamura

Neste jogo, conseguimos um penhor envenenado muito afiado Najdorf, uma abertura muito agressiva que não é mais vista no mais alto nível. Nakamura passou muito tempo na abertura, enquanto Caruana, que parecia bastante à vontade com o cargo, ainda estava preparada. White tocou um sacrifício de cavaleiro temático, colocando seu cavaleiro na b5, onde poderia ser capturado pelo peão a6. Depois que Nakamura teve que devolver o cavalo, Caruana teve uma vantagem sólida, sendo um peão. Ele então entrou em um final de jogo que ganhou facilmente, onde Nakamura abandonou no lance 59.

So - Aronian

Neste jogo, conseguimos um Gambito da Rainha Recusado com um BF4 adiantado. Aronian obteve um peão isolado após a abertura, mas não conseguiu explorar suficientemente a fraqueza. Parecia Aronian, sendo o único líder do torneio e presumivelmente feliz com um empate, ofereceu para repetir a posição no movimento 17, mas queria jogar, oferecendo troca de rainhas. Isso levou os jogadores a um jogo final com torres e  bispos. Começaram a desenhar trocando os peões restantes, deixando-os com apenas os reis.

Anand - Carlsen

Neste jogo entre o ex-atual campeão mundial, vimos mais um italiano. Anand foi por algum jogo rápido na queenside com a4 e b4. Enquanto isso, Carlsen pegou alguma peça no Kingside. Anand conseguiu pegar um peão, mas Carlsen conseguiu algum contra-jogo para isso. O branco não encontrou nada melhor do que repetir a posição para proteger o desenho no movimento 30.

Parabéns a Levon Aronian por ganhar o Altibox Norway Chess 2017!

Rodada 8:

Carlsen - Karjakin

Aroniano - Ananda

Vachier-Lagrave - Kramnik

Nakamura - So

Giri - Caruana

15 DE JUNHO - RODADA 8

Aroniano - Ananda

Esta rodada Aronian decidiu testar Anand no catalão. Anand foi pela linha muito sólida 4 ... Bb4. A idéia é simples. Black quer que o branco perca seu bispo antes de retornar à sua praça ideal na e7. Normalmente, o branco é obrigado a jogar Bf4 em um estágio posterior. Em vez disso, Aronian jogou a novidade 11.Ne1, dando ao preto a opção de trocar seu cavaleiro pelo bispo. Anand decidiu colocá-lo na d6. Aronian parecia ter uma pequena vantagem na abertura, mas a posição do preto era muito sólida, dificultando a passagem. No movimento 28, Aronian encontrou uma maneira inteligente de forçar uma repetição com Bh7 +, mantendo a liderança antes da primeira rodada.

Carlsen - Karjakin

Carlsen finalmente conseguiu garantir um ponto completo. Ele conseguiu obter uma pequena vantagem de um indigenista e3 Nimzo, devido à sua pressão sobre o peão d5. Os jogadores logo se encontraram com problemas de tempo em um complicado middlegame, onde branco tinha uma torre para duas peças. O rei de Karjakin parecia ter problemas, mas conseguiu consolidar-se. No entanto, logo após o movimento 40, ele jogou o erro 41 ... Bd6, permitindo o Rh8 mortal seguido de Re4, após o que Karjakin jogou sua toalha.

Vachier-Lagrave - Kramnik

Este jogo viu um duelo teórico no d3 berlin. Vachier-Lagrave e Kramnik tiveram uma batalha de barra espaciadora por 20 movimentos, ambos parecendo conhecer bem a abertura. Eventualmente, os jogadores encontraram-se em um duplo jogo de torre com dois peões passados ​​cada. Os peões de Vachier-Lagrave estavam muito à frente de Kramnik, permitindo que ele assegure sua primeira vitória do torneio. Sólida vitória por Vachier-Lagrave.

Giri - Caruana

Giri contra Caruana foi o jogo mais longo de hoje. Mais uma vez, Caruana decidiu ir para o Gambito da Rainha Aceito o final do jogo, uma linha que ele usou com sucesso contra So na rodada 7. Após 20 movimentos, a posição parecia estar em equilíbrio, mas Giri conseguiu pegar um peão antes de entrar em um final com um bispo Contra um cavaleiro. Giri tentou espremer uma vitória, mas Caruana defendia perfeitamente fazendo uma fortaleza impenetrável. Após 67 movimentos, o jogo foi desenhado.

Nakamura - So

Nakamura conseguiu uma boa vantagem da abertura devido às peças melhor colocadas, mas encontrou uma maneira de trocar todas elas. O jogo terminou em um sorteio sem eventos depois de 35 movimentos. Então, desenhou todos os seus jogos neste torneio. Ele pode mudar isso hoje?

Rodada 7:

Kramnik - Carlsen
Vachier-Lagrave - Giri
Karjakin - Aronian
So - Caruana
Anand - Nakamura

14 DE JUNHO - 7ª RODADA

Anand - Nakamura

O jogo começou em um italiano com um rápido a4, uma posição que vimos muitas vezes antes durante este torneio. Anand decidiu entrar no centro com 12. d4, dando-lhe uma vantagem espacial no centro. No entanto, depois do 17 ... c5 de Nakamura, o centro do branco pareceu desmoronar. Anand foi por complicações com 20. e6, mas logo todas as peças, exceto um par de rooks, foram trocadas. Isso os deixou em um final de jogo técnico rook desenhado. Após 46 movimentos, os jogadores concordaram em desenhar.

Kramnik - Carlsen

Carlsen realmente lutou no xadrez de Noruega deste ano. Hoje enfrentou contra Kramnik, que tem estado em grande forma. Mais uma vez, conseguimos ver uma abertura italiana com a4. Kramnik foi para uma rápida pausa no centro com 10.d4. Carlsen parecia ter tudo sob controle, mas rapidamente se encontrou com problemas depois que Kramnik jogou o muito forte 23. Bxh6, seguido por 24. Bxg7. Carlsen não conseguiu encontrar o acompanhamento correto, deixando seu rei em grandes problemas. O ataque de Kramnik mostrou-se muito forte, e após 34 movimentos, Carlsen foi forçado a desistir de material. Alguns movimentos depois, Carlsen renunciou. Kramnik agora tem apenas 6 pontos de classificação atrás da Carlsen na lista de classificação ao vivo.

Vachier-Lagrave - Giri

Giri foi pelo dragão siciliano muito afiado com preto contra Vachier-Lagrave. White tentou lançar uma tempestade de peões do kingside com 16.h4 e 18.g4, mas depois de algumas imprecisões, o preto pegou a vantagem. O ataque de White não levou a nada. Enquanto isso, Giri conseguiu contra-atacar. Sua simples idéia de 32 ... Rc8 33 ... Rc5 provou ser mortal, e Vachier-Lagrave renunciou, conseqüentemente. Giri, que se encontrou em último lugar há algumas rodadas, subiu ao quarto lugar.

So - Caruana

Os jogadores começaram com um Queen's Gambit Accepted. Caruana usou a mesma linha que ele jogou contra a Aronian na primeira rodada. Então optei pelo final com 7. dxc5 e 8. Qxd8. White tem historicamente uma pequena vantagem nessas linhas, e ele conseguiu ganhar um peão. Infelizmente para assim, um penhor adicional não era suficiente, e o final de jogo com um par de torres e cores opostas o bispo era impossível de vencer. Após quase sete horas e 67 movimentos, o jogo terminou em um empate.

Karjakin - Aronian

Aronian está em chamas este ano. Ele continua encontrando maneiras de surpreender seu oponente na abertura. Hoje, ele lançou um ataque rápido, mas mortal, do kingside, como preto no italiano. Depois de 31 ... f3, o kingside de Karjakin foi aberto. Aronian continuou a pressionar o arquivo f antes de jogar o muito forte 34 ... g4, forçando a abrir o kingside novamente. Karjakin foi incapaz de trazer todas as suas peças para a defesa. Ele tentou trocar o máximo de peças possível, mas no final, a rainha e a torre de Aronian terminaram o trabalho. Outro jogo de ataque emocionante da Aronian. Ele está na liderança com cinco pontos, meio ponto à frente de Nakamura.

5 DE JUNHO - BLITZ CHESS

O torneio de xadrez mais forte da história, o Altibox Norway Chess 2017, iniciou hoje com o tradicional torneio de blitz preliminar. O vencedor do torneio de blitz recebe o benefício de escolher seu número de início no torneio principal. Além disso, os jogadores que terminam no top cinco terão a vantagem de jogar cinco jogos brancos. Isso pode não parecer muito, mas no mais alto nível, um jogo extra branco pode ser decisivo.

Magnus Carlsen, sendo o jogador mais votado com uma classificação de blitz de 2914, foi o favorito claro para vencer este torneio. No entanto, qualquer coisa pode acontecer em Blitz. Apesar do começo ligeiramente lento de Carlsen com dois empates nos dois primeiros jogos, ele conseguiu vencer todos os jogos restantes, mas um dos restantes, terminando com a pontuação excepcional de 7,5 em 9. Sem perder um único jogo. Isso leva ele a uma classificação de Blitz de 2943, um passo mais perto de quebrar a barreira mágica 3000. Carlsen encontrou sua vitória contra Karjakin para ser o jogo mais interessante.

Nakamura e Aronian seguiram em 2º e 3º lugar, com 5,5 pontos. Os dois jogadores restantes que recebem o benefício de jogar cinco jogos brancos são Maxime Vachier Lagrave e Vladimir Kramnik, terminando com pontuação de 5 e 4,5, respectivamente.

Na metade inferior, o atual campeão mundial de blitz Karjakin teve um dia difícil, e depois de perder para Kramnik na última rodada, ele terminou no amargo sexto lugar. Anand terminou em 7º lugar e Wesley So em 8º. Enquanto Fabiano Caruana e Anish Giri terminaram nos últimos dois pontos com 3 e 1,5 pontos. Felizmente, haverá um novo dia amanhã, com todos começando do zero.

A primeira rodada do torneio principal começa amanhã às 16:00 CECT. Já na primeira rodada, teremos o confronto antecipado entre o número um do mundo e dois, Magnus Carlsen vs. Wesley So.

Rodada 6:

Carlsen - Vachier-Lagrave

Aroniano - Kramnik

Nakamura - Karjakin

Giri - So

Caruana - Anand

12 DE JUNHO - RODADA 6

Aroniano - Kramnik

Em Aronian vs. Kramnik, conseguimos uma defesa Semi-Tarrasch, uma abertura de Kramnik jogou duas vezes contra a Carlsen no ano passado. Com e5 e d6, o branco ganhou muito território no centro, mas esses peões avançados também podem se tornar facilmente fracos. Kramnik moveu sua rainha um pouco descuidadamente os próximos movimentos, e ele logo descobriu que estava preso. Ele conseguiu recuperar a rainha, mas pelo prêmio de uma troca, e ele teve que se demitir alguns movimentos depois.

Carlsen - Vachier-Lagrave

Carlsen escolheu jogar Londres, uma abertura com a qual teve muitos sucessos em Blitz ultimamente, mas raramente visto no xadrez clássico nesse nível. O campeão do mundo parecia estar de bom humor, e ele mesmo puxou uma piada no confessionário, dizendo que ele tinha esquecido seus óculos e que ele realmente queria jogar o italiano, que é um tipo de Londres espelhada. Carlsen provavelmente queria evitar uma batalha teórica no siciliano, e nesse sentido ele conseguiu. No entanto, ele não conseguiu obter grandes chances de ganhar, e o jogo terminou em um empate no movimento 44 com apenas reis no quadro.

Caruana - Anand

Uma vitória pelo ex campeão mundial indiano! Caruana empurrou ambiciosamente seus penhores da queenside na abertura, ganhando muito espaço no par da queenside e do bishop. Anand conseguiu fechar a posição tornando o par do bispo de Caruana sem valor. Anand continuou a explorar as fraquezas de Caruana com excelência, e ele logo conseguiu iniciar um ataque mortal do rei. Com o companheiro sendo inevitável, Caruana renunciou.

Giri - So

Giri continua a jogar a abertura inglesa. Hoje ele tentou um h4 rápido seguido de um avanço no centro com d4. Então, encontrei o antídoto, e já depois de 14 movimentos, pareceu que o jogo acabaria em um sorteio. No entanto, Giri conseguiu criar alguma pressão contra o rei de So e obteve a iniciativa. Mas Giri não conseguiu manter a iniciativa no final. O jogo terminou em um empate depois de 59 movimentos.

Nakamura - Karjakin

O jogo começou com um 4.Qc2 Nimzo-indian. Nakamura conseguiu obter uma pequena vantagem após a abertura sob a forma de um par de bispos. Os jogadores logo se encontraram em um jogo final onde Nakamura teve dois bispos para o bispo e cavaleiro de Karjakin. Nakamura tentou espremer algo, mas Karjakin defendeu perfeitamente. Depois de 54 movimentos, todas as peças vieram do sorteio deixando o jogo desenhado.

Rodada 5:

Carlsen - Giri
Kramnik - Nakamura
Vachier-Lagrave - Aronian
Karjakin - Caruana
Anand - So

11 DE JUNHO - 5ª RODADA

Enquanto ontem apresentou alguns jogos intensos com três resultados decisivos, hoje foi mais pacífico, com 5 empates. Embora todos os jogos tenham terminado em um sorteio, conseguimos algumas batalhas muito interessantes.

 

Anand - So

Anand e assim jogou um jogo relativamente curto sem muitas complicações. O campeão mundial anterior abriu com o italiano, uma abertura que já vimos algumas vezes durante este torneio. Uma troca de peças seguiu, e depois de 26 movimentos, apenas pombos e bispos foram deixados. Eles concordaram em desenhar um par de movimentos mais tarde, deixando assim com um escore de 50% de 2,5 / 5 e Anand a um ponto atrás.

 

Carlsen - Giri

Este foi um jogo que muitos esperavam. O campeão do mundo conseguiria ganhar uma vitória contra o Giri, o jogador mais baixo classificado no torneio? Carlsen também abriu com a abertura italiana. Ele não conseguiu obter uma vantagem após a abertura, e surpreendentemente, Giri foi o único a ter a vantagem após 25 ... cxb5. Isso não durou por muito tempo, e eles logo começaram a trocar peças, deixando apenas dois peões e um cavaleiro cada quando concordaram em desenhar.

 

Karjakin - Caruana

Neste jogo, Caruana jogou a defesa de Petrov, a abertura que ele também jogou na terceira rodada contra o Vachier-Lagrave. Eles seguiram o jogo da rodada 3 até o movimento 13, onde Karjakin assumiu o b7 em vez de recapturar em c3. Caruana sacrificou a troca deixando a torre no a8, e parecia que a rainha poderia estar presa lá. No entanto, Karjakin calculou com precisão e encontrou a única maneira de salvar sua rainha, trazendo sua torre para b3 e devolvendo a troca. Eles finalmente chegaram a um final de rook onde Karjakin foi um peão, mas Caruana se defendeu de forma excelente, e 40 movimentos depois tiveram apenas um rei cada um.

 

Vachier-Lagrave - Aronian

Em Vachier-Lagrave vs. Aronian, obtivemos uma batalha teórica no Ruy Lopez. Até o movimento 20, eles seguiram um jogo que eles haviam jogado um contra o outro antes deste ano, mas Vachier-Lagrave desviou-se com 20. h4 em vez de 20. Kg2. Nenhum deles teve grandes chances, então trocaram peças até que apenas uma torre e três peões fossem deixados.

 

Kramnik - Nakamura

O único jogo nesta rodada em que o preto não começou com 1 ... e5. Nakamura jogou o siciliano e obteve um Najdorf onde o branco jogava 5. Qxd4 em vez do muito mais comum 5. Nxd4. O castelo foi longo, mas não conseguimos ver a tempestade de penhor habitual. Em vez disso, eles trocaram rainhas e a posição resultante parecia bastante igual. No movimento 20, eles repetiram a posição duas vezes, mas Kramnik não a repetiu pela terceira vez, e em vez disso ele jogou para ganhar. Ele conseguiu obter um jogo final onde ele era um pênalti, mas isso não foi suficiente para vencer. Eles repetiram a posição e tomaram um sorteio no movimento 49.

Com quatro rodadas restantes no torneio, Nakamura lidera com 3,5 pontos, com Aronian e Kramnik a meio ponto.

Rodada 4:

Aroniano - Carlsen
Nakamura - Vachier-Lagrave
Giri - Anand
Caruana - Kramnik
So - Karjakin

10 DE JUNHO - 4ª RODADA

Os jogadores devem ter gostado muito do seu dia de folga. Hoje, cada conselho estava em chamas. Por um longo período, pareceu que o branco ganharia em todos os conselhos. No entanto, Kramnik e Karjakin defenderam bem e conseguiram garantir sorteios.

Caruana - Kramnik
Caruana foi para o espanhol 4.d3 e conseguiu uma boa vantagem depois que Kramnik jogou o muito ambicioso 15 ... f4. White gozava de uma vantagem no middlegame devido ao bispo pouco do lugar negro. Caruana pressionou por um longo tempo, mas a posição de Kramnik se mostrou impenetrável. Os jogadores repetiram a posição após 53 movimentos.

Aronian - Carlsen
O jogo começou com um híbrido semi-slav e a6. Aronian rapidamente provou que ele era o jogador mais preparado. Depois de sua misteriosa novidade 10.Bc2 (que ele disse ter preparado em 2003!), Carlsen deu errado e permitiu um sacrifício de trocas muito forte. A rainha de Black logo se viu presa. Carlsen não tinha outra escolha do que devolver o material. Aronian abriu o kingside do preto com o muito forte 17.Bxh7, forçando um final com quatro peões para um bispo, onde ficou claro que o branco estava com toda a diversão. Carlsen novamente deu errado com 31 ... e5 permitindo um devastador elevador de rook. Este jogo é um candidato claro para o jogo do torneio.

Nakamura - Vachier-Lagrave Novamente
Nakamura começou a jogar um Najdorf, desta vez com as peças brancas. Esta é uma abertura que os dois jogadores jogaram no mais alto nível por anos e parecem muito confortáveis. Nakamura foi para um rápido Nd5 seguido de uma expansão no lado da rainha. Vachier-Lagrave decidiu ir por um ataque de kingside que por muito tempo parecia mortal. Mas Nakamura parecia ter tudo sob controle e passou a ganhar o jogo. Nakamura está agora sozinho na liderança com 3 pontos.

Giri - Anand
Giri ainda tem fé nos ingleses, uma abertura que Anand teve resultados ruins nos últimos torneios. Já após o movimento 7, os jogadores se encontraram em território inexplorado. Giri conseguiu obter o par de bispos completo antes de lançar um ataque no kingside. Logo ficou claro que o preto estava com problemas. Anand deu errado com 31 ... Nc5 e renunciou depois que Giri encontrou a continuação vencedora 32.g6! Qd7 33.Bb4! Uma boa vitória de Giri, que agora está em dois pontos. Anand está começando a ficar para trás com um ponto. Mas você nunca pode escrever Anand.

So - Karjakin
de abertura de Karjakin So parece estar no ponto. Hoje ele optou pela abertura italiana e obteve uma vantagem decente depois de 20 movimentos. Ele decidiu dar uma troca para aumentar sua vantagem de posicionamento. Em um ponto, sua posição deve estar perto de vencer, mas Karjakin defendeu perfeitamente como sempre, e depois dos fortes 34 ... Nf6, conseguiu montar uma fortaleza impenetrável. Então tentou atravessar, mas ele deu errado com 67. Ra3, após o que a posição foi um empate.

Rodada 3:

Carlsen - Nakamura
Kramnik - So
Aroniano - Giri
Vachier-Lagrave - Caruana
Karjakin - Anand

 

 

8 DE JUNHO - RODADA 3

A 3ª rodada foi a primeira rodada para não apresentar nenhum jogo decisivo. Apesar de jogos emocionantes e grandes tentativas de vencer, nenhum jogador cometeu grandes erros suficientes para perder, e todos os pontos foram compartilhados nesta rodada.

Carlsen - Nakamura
Carlsen tem sido historicamente ótimo contra Nakamura. Ele ganhou sete jogos e só perdeu um. Eles sempre jogam jogos emocionantes, ambos geralmente lutando por uma vitória, e hoje não era diferente. Nakamura foi para o Dragondorf, uma variação raramente vista no Najdorf, com uma reputação duvidosa. Carlsen escolheu uma abordagem calma com h3, g3 e b3, mas ele não conseguiu sair muito da abertura. Após 21 ... f5 22.b4, a posição ficou extremamente complicada. Parecia que o preto perderia um peão, mas o rei exposto ao branco permitiu que Nakamura obtivesse uma compensação suficiente. O jogo terminou com uma repetição tripla após 40 movimentos.

Vachier-Lagrave - Caruana
Este jogo viu uma batalha teórica no Petrov, uma abertura notável por sua alta relação de estiramento. Nos últimos anos, os melhores jogadores foram quase exclusivamente para 5. Nc3 com branco contra o Petrov. Vachier-Lagrave, no entanto, decidiu desempenhar a antiga linha principal, continuando 5. d5, atingindo uma posição bastante simétrica. Os jogadores seguiram o jogo Adams - Morozevich de 2005, até Vachier-Lagrave desviado com o 16Rb1 muito natural. Ele conseguiu criar algumas fraquezas e entrou em um jogo final ligeiramente melhor. Caruana se defendeu de forma excelente e nunca teve problemas sérios. Depois de 51 movimentos, havia apenas reis no tabuleiro, e como todos sabemos que pode ser difícil ganhar com um rei solitário.

Kramnik - So
Kramnik parece ter fé no italiano. Este jogo ele usou novamente, mas escolheu uma abordagem diferente. Durante muito tempo, os jogadores seguiram a principal das linhas principais, até que Kramnik decidiu ir para o estranho estranho 15. c4. O plano pareceu funcionar perfeitamente, enquanto Kramnik conseguiu dobrar suas torres na sétima classificação. Kramnik procedeu a ganhar um penhor quando os jogadores se encontraram em uma torre e cavaleiro no final do jogo. Logo ficou claro que a vantagem material do branco não era suficiente para vencer. Então defendido com precisão e desenhou sem muita dificuldade.

Aronian - Giri
Em um Ragozin 5.Qa4, Aronian ganhou uma ligeira vantagem depois que Giri, um pouco apressa, abriu o seu rei com 19 ... g5. Os jogadores chegaram a um middlegame louco, onde Aronian logo se viu acabando o tempo. Após 28 movimentos, ele tinha apenas 90 segundos! Aronian conseguiu alcançar o controle do tempo, mas não conseguiu manter sua vantagem. Eventualmente, os jogadores alcançaram um final de jogo rook desenhado

Karjakin - Anand
Levou três rodadas antes de ver a defesa de Berlim em ação. Karjakin foi para a variação de 6.Nxe5, uma linha com a qual ele jogou com sucesso contra a última partida do campeonato mundial. Ele escolheu o 10.Re1 normal sobre o Re2 deslumbrante e misterioso, antes de sacrificar um peão com 13.Nc3, que Anand aceitou de bom grado. Anand parecia estar bem preparado e conseguiu igualar sem problemas. Depois de alcançar um final de rook igual, os jogadores concordaram em desenhar.

2 ª rodada:

Nakamura - Aronian
Giri - Karjakin
Caruana - Carlsen
So - Vachier-Lagrave
Anand - Kramnik

7 DE JUNHO - SEGUNDA RODADA

A segunda rodada viu alguns encontros e jogos muito interessantes. Tivemos os dois ex-campeões mundiais, Anand e Kramnik, voltam para a 182ª vez! Carlsen jogou Caruana, um jogador que comprovou que ele combinava seu nível quando em seu melhor. Esta rodada também mostrou que mesmo os melhores jogadores do mundo cometem erros.

Caruana - Carlsen
Caruana vs. Carlsen. O campeão mundial contra o número três do mundo. As mentes de seu calibre raramente fazem grandes erros, e ficou claro, antes cedo, que esse jogo terminaria em um sorteio. Depois de abrir com o espanhol, Carlsen foi pela variação muito forte de Gajewski. Caruana decidiu não aceitar o peão sacrificado. Depois que as peças foram trocadas rapidamente e com apenas rainhas e alguns peões deixados, Caruana deu um peão para forçar uma repetição tripla.

So - Vachier-Lagrave
Este jogo alcançou uma abertura simétrica Reti-ish com uma posição bastante confortável para ambos os jogadores. Queens estava fora do conselho depois de apenas 13 movimentos e, embora a posição resultante talvez fosse um pouco mais fácil para o jogo branco, o Black deveria poder manter o sorteio sem muita preocupação. No ponto em que eles apenas tiveram peões e suas peças menores, Vachier-Lagrave entrou no confessionário afirmando que o jogo provavelmente terminaria em um empate. Após cerca de 20 movimentos mais, não houve muito mais para jogar, então concordaram em repetir a posição.

Nakamura - Aronian
Nakamura e Aronian jogaram alguns jogos de luta uns contra os outros no passado, e parecia que ambos os jogadores estavam tentando o seu melhor para vencer esse jogo também. Especialmente a Aronian estava empurrando para atravessar a defesa de Nakamura em uma posição que parecia bastante semelhante. Eventualmente, Aronian conseguiu chegar a um final de jogo onde os dois jogadores tinham duas torres e um cavaleiro cada, enquanto ele tinha um peão adicional. Esses jogos de fim de semana geralmente são um sorteio teórico, e depois de trocar um par de rooks, eles chegaram a uma posição de desenho morto e concordaram em desenhar rapidamente depois.

Giri - Karjakin
Procurou por um longo tempo como Giri conseguiria ganhar uma vitória. Mas Karjakin mostrou mais uma vez suas capacidades defensivas. Giri manteve uma pequena vantagem na abertura. Lentamente, mas com segurança, ele ganhou uma vantagem cada vez maior. No entanto, Karjakin demonstrou excelente técnica de final de jogo em uma torre e cavaleiro contra a torre e o bispo endgame. O jogo terminou em um empate após 78 movimentos.

Anand - Kramnik
Kramnik ganhou a batalha entre os dois ex-campeões mundiais. O jogo começou com uma abertura em espanhol padrão, onde Anand optou por 6.Nc3 seguido de um 7.Nd5 rápido. Kramnik foi pelo Nxe4 crítico agarrando um peão, mas dando um pouco de branco a alguns tempi. Anand conseguiu pegar o peão de volta, mas encontrou-se em um final de jogo ligeiramente pior e rook. Depois que Anand trocou equivocadamente o peão eleito por um peão em c, Kramnik conseguiu pegar um peão passado que decidisse o jogo. Esta é a primeira vez que Kramnik bateu Anand com as peças pretas em jogos clássicos, o que é chocante, considerando que eles se tocaram 81 vezes.

Na próxima rodada, Carlsen vai frente a frente com a Nakamura. Eles tiveram uma rivalidade amigável por anos, e é sempre emocionante ver esses jogadores se enfrentarem. Nós também conseguimos ver os dois campeões do campeão mundial anteriores, Karjakin e Anand, enfrentando-se.

1ª rodada

Carlsen - So

Nakamura - Giri

Aroniano - Caruana

Vachier-Lagrave - Anand

Kramnik - Karjakin

 

6 DE JUNHO - 1ª RODADA

A primeira rodada do Altibox Norway Chess 2017 produziu quatro empates e um jogo decisivo. Hikaru Nakamura conseguiu obter um final de rook ganhador contra Anish Giri e garantir um ponto completo depois que Giri cometeu um erro conclusivo. Apesar dos outros quatro jogos serem extremamente bem jogados e cheios de vida, todos terminaram em sorteios.

Magnus Carlsen - Wesley So,
todos estavam esperando por esse confronto. Wesley Sos desempenho incrível nos últimos anos fez as pessoas se perguntarem se ele pode assumir o trono de Carlsens. Atualmente, ele tem apenas 20 pontos de classificação por trás. Carlsen abriu com o italiano, conseguindo uma posição marginal melhor após a abertura. Depois de um middlegame não muito excitante, eles chegaram a um jogo de cavaleiro teoricamente desenhado, apesar de Carlsen ser um pênalti. Carlsen continuou a colocar-se à prova. Mas depois de ter defendido perfeitamente no final do jogo, eles repetiram a posição de terminar o jogo em um empate.

Levon Aronian - Fabiano Caruana
Caruana foi para o gambito da Rainha muito sólida aceito. Aronian encontrou uma maneira de manter sua vantagem de abertura e aumentar a pressão. Por um longo tempo parecia que ele ganharia. No entanto, Caruana se defendeu de forma excelente sob uma forte pressão de tempo e encontrou uma maneira de trocar em uma torre desenhada e o bispo endgame.

Vladimir Kramnik - Sergey Karjakin
Um ex-Campeão do Mundo contra o anterior campeão mundial. Mais uma vez, conseguimos ver a abertura italiana em ação. Esta abertura parece ter realmente ganhado popularidade entre a elite mundial nos últimos anos. Kramnik conseguiu uma posição ligeiramente melhor no início do jogo, mas não levou muito tempo antes de trocarem rooks e concordaram em repetir a posição. Recarregar em meio ponto cada.

Maxime Vachier-Lagrave - Vishy Anand
Anand escolheu a defesa de Caro-Kann contra Vachier-Lagrave, uma abertura que ele teve problemas para derrotar no passado ele mesmo. As peças foram trocadas com bastante rapidez, e depois de apenas 33 movimentos, havia apenas reis e peões deixados no tabuleiro, resultando em um jogo final facilmente desenhado. Esperemos que isso deixe os jogadores bem descansados ​​e aptos para a luta amanhã!

Hikaru Nakamura - Anish Giri
No único jogo decisivo da primeira rodada, Nakamura optou por 4.Bg5 contra o Gründfeld, uma linha raramente vista no nível superior. Ele conseguiu espremer uma pequena vantagem da abertura, na forma de espaço e um bispo contra um cavaleiro. Giri parecia ter tudo sob controle, mas depois do erro 47 ... Ke7, ele se encontrou em um final de jogo desesperado. Nakamura mostrou sua técnica perfeita e ganhou facilmente o final do jogo.

Hikaru Nakamura está na liderança após a primeira rodada, sendo o único jogador a marcar um ponto completo. Com 8 rodadas para ir, no entanto, qualquer coisa pode acontecer! Amanhã, veremos dois ex-campeões mundiais irem frente a Anand - Kramnik. Eles se tocaram 181 vezes, com a Anand liderando atualmente por uma pequena margem. Fique atento para a próxima rodada, a partir de amanhã (quarta-feira) às 16 CEST.

Artigos relacionados

Sobre o autor Ver todas as postagens

Carlos Carvalho

Responda

Se endereço de email não vai ser exposto. Os campos necessários estão marcados *