Ju Wenjun continua Campeã do Mundo

Quando Ju Wenjun renunciou ao jogo 12 na quarta-feira, Aleksandra Goryachkina e seus fãs deram um sinal de alívio com uma esperança renovada de que a sorte dos russos possa aparecer no jogo de desempate a seguir.

Enquanto alguns observadores naturalmente fizeram um paralelo à partida do Campeonato do Mundo de 2018 entre Magnus Carlsen e Fabiano Caruana, além da pontuação final, as circunstâncias não poderiam ser mais diferentes. Carlsen x Caurana tiveram uma série de doze empates, o último dos quais foi, como em 2016, uma decisão estratégica por parte do Campeão do Mundo de levar o jogo a um rápido tiebreak. Carlsen estimou que suas chances em quatro jogos seriam muito maiores do que no último jogo clássico, mesmo que sua posição fosse melhor!

Ju e Goryachkina, por outro lado, trocaram vitórias ao longo da competição - e igual número de jogos decisivos como empates. Para Ju, com uma vantagem de meio ponto, ela só precisava segurar um último empate com preto no décimo segundo jogo para  evitar  um tiebreak. Perder esse jogo foi claramente um golpe, e a pergunta se tornou: como ela lidaria com isso?

Todas as partidas

A desafiante Russa provoca tie break após vencer a última partida do match.
Aleksandra Goryachkina vence o 12º jogo do Campeonato do Mundo, deixando o placar em 6-6. O título será decidido amanhã nos tie-breaks rápidos.
"A pessoa que disse que vencer não é tudo, nunca ganhou nada" - Mia Hamm
1- Tire seu oponente da zona de conforto
A opção de Aleksandra Goryachkina (jogando branco) para abrir o jogo com 1.d4 d5. 2.Nc3 foi estrategicamente brilhante. Em apenas dois movimentos, ela conseguiu tirar completamente o campeão mundial Ju Wenjun de sua preparação para a partida. Ju passou 17 minutos contemplando sua resposta. Ao mesmo tempo, Goryachkina sabia que era provável que ela obtivesse o tipo de posição que favorecia seu estilo - posicional e estratégico, provando que não é preciso ir para combate corpo a corpo em um must-win.
De fato, o preto passou cerca de 40 minutos em seus primeiros 10 movimentos. A capacidade de Goryachkina de fazer seu oponente funcionar tão logo fora do portão se mostrou crítica mais tarde no jogo.

__________________________________________________________________________

22/01/2020 - A partida 11 do Campeonato do Mundo Feminino termina empatada após 40 jogadas. A atual campeã Ju Wenjun lidera por 6-5. No jogo final de 23 de janeiro, a desafiante Aleksandra Goryachkina tem brancas e a chance de empatar o Match.

20/01/2020 -

Ju Wenjun marcou primeiro, mas depois perdeu a liderança e até ficou para trás. Ela enfrentou uma situação psicológica difícil com. Primeiro empatou a partida e hoje, recuperando a liderança com uma vitória no décimo jogo.
A campeã do mundo está agora de volta à liderança. Goryachkina agora tem dois jogos para equilibrar a pontuação.

Download Games

Histórico das jogadoras

Artigos relacionados

Sobre o autor Ver todas as postagens

Carlos Carvalho

Responda

Se endereço de email não vai ser exposto. Os campos necessários estão marcados *