FABIANO CARUANA CAMPEÃO!!!

13ª rodada: 26/01/2020

VIEWVER DAS PARTIDAS

12ª rodada: 25/01/2020

Tata Steel Chess 2020: Caruana vence com uma rodada de sobra
 
25/1/2020 - Ao derrotar Jan-Krzysztof Duda, anteriormente invicto, Fabiano Caruana marcou sua terceira vitória consecutiva para garantir o primeiro lugar no Masters com uma rodada de antecipação. Começando com sua vitória sobre Daniil Dubov no último sábado, Caruana mostrou por que ele mantém seu segundo lugar na lista de classificação mundial por tanto tempo. A rodada final começa uma hora e meia antes, às 11:00 UTC (12:00 CET / 06:00 EST), com jogos ao vivo e comentários de GM Peter Leko e IM Sopiko Guramishvili | Foto: Alina l'Ami / TataSteelChess.com

O 1º triunfo de Caruana em Wijk Aan Zee.

O desempenho de Fabiano Caruana com 9 de 12 em Wijk aan Zee ganhou 15,8 pontos, deixando-o em um superlativo 2837,8 - uma classificação ao vivo que só foi superada por Magnus Carlsen, Garry Kasparov e o próprio 2851.3 de Caruana em 2014. O americano consolidou-se no topo e obteve seu primeiro triunfo em Wijk aan Zee apenas confirma seu status de figura histórica no mundo do xadrez.
O americano marcou seis vitórias e seis empates para entrar no último dia de ação, um ponto e meio à frente de Magnus Carlsen. Depois de um começo firme, ele marcou cinco vitórias nas rodadas sete a doze, incluindo um golpe de sorte na oitava rodada, quando venceu de uma posição amplamente inferior contra Vishy Anand. Sua última vítima foi Jan-Krzysztof Duda, que já estava com o pé de trás da abertura.
Após o jogo, Caruana confessou estar doente nos últimos dias, mas também observou que "às vezes adoecer não é um obstáculo para o bom jogo". O número dois do mundo terminará o torneio jogando preto contra Vladislav Artemiev. O último dia de ação começa uma hora e meia mais cedo do que o habitual.

VIEWVER DAS PARTIDAS

____________________________________________________________________________

11ª rodada: 24/01/2020

VIEWVER DAS PARTIDAS

PGN

___________________________________________________

Décima rodada: 22/01/2020

Viewver round 10

PGN

______________________________________________________________________________

Nona Rodada: 21/01/2020

Viewver Games round 9

PGN

______________________________________________________

Oitava Rodada: 19/01/2020

View round 8

Magnus Carlsen e Jan-Krzysztof venceram seus primeiros jogos do evento após 7 empates.
Caruana estava pressionando Anand por um longo tempo num QGD Ragozin, mas sua vantagem nunca foi tão boa, atropelou com 37.Qf6? (37.Nf6 =) quase certamente quando jogou 39.Rd6! Caruana manteve um peão em f7, o que dificultou a tarefa técnica de converter a vantagem para Anand. As coisas começaram a dar um pouco de errado para Anand depois de jogar 44 …. Nb3 e jogar o impreciso 47 … Ke7 (48 … Kg7) mas 52 … Ra1? foi a jogada perdida de Anand, após a qual Caruana não se enganou ao converter sua vantagem.
As duas jovens estrelas do torneio Jorden Van Foreest e Firouzja jogaram um Najdorf muito difícil e fora do padrão. Van Foreest estava pressionando até o 15.Qb6 bastante seguro, após o qual o jogo permaneceu praticamente igual até o empate na jogada 36.
Daniil Dubov e Wesley So não deixaram a teoria em seu empate sem sangue em uma Defesa de Ragozin.
Magnus Carlsen marcou sua primeira vitória ao vencer Nikita Vitiugov, desanimado, em um tranquilo, mas difícil Ruy Lopez. Jan Krzysztof Duda também venceu seu primeiro jogo, vencendo Yu Yangyi. O finalista Vladislav Kovalev aproveitou a pressão excessiva de Jeffery Xiong para marcar sua primeira vitória. Anish Giri e Vladislav Artemiev empataram em um Cambridge Springs.
Pavel Eljanov continua liderando o Grupo Challengers com 5,5 / 8.
Dia do Descanso Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020.

PGN

______________________________________________________

Sétima Rodada: 18/01/2020

Alireza Firouzja, 16 anos, lidera o Tata Steel Masters sozinho com 5 pontos após 7 das 13 rodadas. Será que esse jovem jogador conseguirá vencer seu primeiro super torneio? Ele certamente já se mostrou um talento muito, muito especial.
Firouzja superou Jeffery Xiong de brancas com uma berlinense, mostrando uma boa técnica para levar o ponto final para casa. Wesley So estava muito confortável de pretas jogando uma Reti contra Vladislav Artemiev e eles fizeram 41 movimentos. Fabiano Caruana venceu Daniil Dubov em um belo final de jogo, onde apesar de ser um peão, ele foi quem pressionou. Jorden Van Foreest juntou-se aos empatados com 4,5 pontos a meio ponto da liderança, batendo Nikita Vitiugov de pretas diante de uma defesa francesa. Vitiugov jogou completamente errado com o descuidado 10.Bd3? que perde material. Van Foreest venceu com vantagem material de cinco peões por peça que foi suficiente para vencer. Esta é a primeira vitória das peças pretas no Grupo Masters.
Os trabalhos de Magnus Carlsen continuaram contra Viswanathan Anand. Sua abertura parecia um pouco estranha, mas foi mais tarde que ele foi crítico quando teve um problema real depois de jogar 25 … d4 com vista para 26. Nxd4 Nxd4 27. Bxd4 Rxd4 28. cxd4 Qxc2 29. Qf3 vence. Anand permitiu que Carlsen voltasse ao jogo com 28.Rb4? (28.Bh6) e mesmo em um momento do problema de Anand, parecia que Carlsen poderia vencer brevemente, no entanto, após o primeiro controle, Carlsen teve que encontrar uma maneira de empatar, o que ele fez.
Anish Giri jogou uma linha lateral do Gambit Marshall do Ruy Lopez, que foi absolutamente bom o suficiente para um empate. Vladislav Kovalev e Yu Yangyi fizeram 33 jogadas.
Pavel Eljanov continua liderando o Grupo B com 5/7.
Classificação 7ª rodada: 1º Firouzja 5pts, 2º-4º So, Caruana, Van Foreest, 4,5pts 5º-10º Carlsen, Duda, Anand, Giri, Dubov, Artemiev 3.5pts 11º Xiong 3pts, 12º-13º Vitiugov, Yu, 2,5pts 14º Kovalev 1.5pts
Rodada 8 Domingo 19 de janeiro 12: 30GMT Dubov - So, Giri - Artemiev, Yu - Duda, Xiong - Kovalev, Van Foreest - Firouzja, Carlsen - Vitiugov, Caruana - Anand.

View games

Pgn round 7

Sexta Rodada: 17/01/2020

Wesley So e Alireza Firouzja lideram o Tata Steel Masters em 4/6, após o evento retornar a Wijk aan Zee, após o único dia ausente do evento deste ano em Eindhoven.
Wesley So jogou o raro 8.a4 na linha principal do Sistema Catalão, que foi seguido por 8 … Bd6, uma novidade do seu oponente Jan-Krzysztof Duda. Um jogo difícil e bastante fora do padrão se seguiu onde parecia que So deveria ter vantagem, mas depois que peças pesadas foram trocadas, um empate foi rapidamente acordado. Yu Yangyi teve uma boa vantagem de abertura contra Firouzja e parecia estar pressionando até quase a primeira vez que controlava os 34.Na4 imprecisos ?! (34.Bb6 precisava ser jogado) instantaneamente levou à igualdade e a um empate rápido.
Anish Giri preparou completamente seu oponente Vladislav Kovalev em um piano de Giuoco, fazendo movimentos até que seu oponente jogasse 21 … Bxf3, quando teve sua primeira longa reflexão. Depois de 22.gxf3, Kovalev jogou 22 … f5 que os computadores não gostaram, mas que serviram para complicar as coisas. 26.Nf5 de Giri não parecia o melhor e 36 … Rg8 estava próximo da igualdade. Um final de jogo difícil surgiu onde Giri estava perto de vencer, 44 … Kg6? foi o erro final (44 … Kg7) levando a uma perda rápida para Kovalev.
O outro jogo decisivo viu a vitória de Daniil Dubov contra o russo Vladislav Artemiev. Na maior parte, Dubov estava pressionando, embora seu oponente tenha perdido algumas chances de simplificar.
A partida do dia foi entre o número 1 e o número 2 do mundo. Magnus Carlsen e Fabiano Caruana. Foi um jogo pesado do gambito da dama que terminou em total igualdade e empate em 28 jogadas.
Jeffery Xiong empurrou um pouco no Piano Giuoco contra Nikita Vitiugov, mas não foi muito. Viswanathan Anand sacrificou dois peões de preto contra o Four Knights de Jorden Van Foreest com Bb5 e colocou seu oponente sob pressão constante; no final, houve igualdade material e um empate.

View de games of round 6

PGN round 6

____________________________________________________________________________

Quinta Rodada: 16/01/2020

Firouzja se junta a Wesley So na liderança com 3.5 / 5 no Tata Steel Masters
A quinta rodada do Tata Steel Masters aconteceu no Philips Stadion of PSV, em Eindhoven. No final da rodada, Alireza Firouzja havia se juntado a Wesley So na liderança com 3.5 / 5.
Firouzja venceu Anish Giri no jogo mais longo do dia. Um interessante Gambito de dama com 3 ... Be7. Parecia caminhar para um empate e dificultar a vida para si mesmo com 35 ... Re8 (35 ... Bb6 manter o bispo era o caminho a seguir), após o que foi gradualmente moído. Wesley So parecia razoavelmente feliz em empatar tão rápido quanto preto contra Vladislav Kovalev.
Viswanathan Anand venceu seu primeiro jogo no torneio, vencendo Jeffery Xiong em uma forte defesa francesa, onde ele parecia muito à vontade nas complicações.
Houve complicações alucinantes quando Jan-Krzysztof Duda foi para um ataque sacrificial contra Vladislav Artemiev; os computadores mostram que o ataque poderia ter sido refutado (por exemplo, 24 ... fxg4), mas obviamente era muito mais difícil, o jogo acabou em um final de peão empatado. Fabiano Caruana deveria ter vencido logo na abertura contra Jorden Van Foreest, mas não conseguiu e, por um breve momento, ele teve problemas no final. Provavelmente Van Foreest fez o suficiente para escapar. As frustrações de Magnus Carlsen continuaram com um quinto empate, desta vez contra seu ex-segundo Daniil Dubov. Carlsen foi muito crítico em relação aos seus 17.Nc4 (17.Nf1 e ele gostou das chances, apesar de admitir que não era muito objetivo) e, apesar de pior, nunca correu o risco de perder e até recusou um empate (muito otimista) mais tarde . Nikita Vitiugov parecia conhecer bem a Catalã de Yu Yangyi, mas isso não deu em nada e um empate foi acertado em 24 jogadas.
Rodada 6: sexta-feira, 17 de janeiro, 12h30: Dubov x Artemiev, So x Duda, Giri x Kovalev, Yu x Firouzja, Xiong x Vitiugov, Van Foreest x Anand, Carlsen x Caruana.

View Games

PGN da 5ª rodada

______________________________________________________________________________

Quarta Rodada: 14/01/2020

Carlsen vai a 111 partidas sem derrota;
So lidera o Masters com 3/4 Mark Crowther - terça-feira 14 de janeiro de 2020.
Van Foreest em jogo contra Magnus Carlsen. Magnus Carlsen sobreviveu a uma surpresa de abertura muito perigosa na defesa dos Dois Cavalos contra Jorden Van Foreest na quarta rodada do Tata Steel Masters. Carlsen precisava evitar a derrota para estabelecer um novo recorde de 111 jogos invictos consecutivos, sua última derrota foi para Shakhriyar Mamedyarov em julho de 2018. Carlsen ficou surpreso na abertura e estava lutando de acordo com a análise do computador, mas manteve chances práticas decentes , uma vez que os jogadores estavam sozinhos, ele lutou gradualmente em busca de um empate (após 31.Rf2 ?! Bc1 a posição era igual, mas era branco que precisava ser cuidadoso). . Wesley So assumiu a liderança do torneio ao derrotar Alireza Firouzja em um tranquilo Queen's Gambit Accepted. Vladislav Artemiev venceu o único outro jogo decisivo do dia contra o finalista Vladislav Kovalev, onde um erro na jogada 40 foi decisivo. Anish Giri apresentou uma novidade potencialmente importante 9.h5 no sistema london contra Nikita Vitiugov, mas no final o preto conseguiu se segurar. Jeffery Xiong manteve uma pequena vantagem contra Fabiano Caruana, mas não foi o suficiente para vencer. Viswanathan Anand realizou um empate bastante confortável contra Yu Yangyi em 32 jogadas de um Ragozin. Daniil Dubov e Jan-Krzysztof Duda empataram um catalão em 23 jogadas, onde rapidamente alcançaram um final de jogo importante.

Partidas 4ª rodada
PGN 4ª rodada

_______________________________________

Terceira Rodada: 13/01/2020

Alireza Firouzja continuou seu impressionante início no Tata Steel Masters com uma vitória convincente na terceira rodada sobre Vladislav Artemiev numa Caro Kann avançada. Sua vitória o levou a 2,5 / 3 . Fabiano Caruana venceu Yu Yuyy Também numa Caro-Kann avançada e Jorden Van Foreest repetiu o uso do c3 na siciliana para uma boa vitória contra Daniil Dubov, embora as coisas corressem o risco de ficar confusas em determinado momento. Isso significa que as brancas marcaram 9 vitórias e poderia ter sido mais. Viswanathan Anand aceitou o empate em uma posição favorável, contra Anish Giri. O campeão mundial Magnus Carlsen não se saiu bem com brancas, no empate contra Jeffery Xiong. Isso leva Carlsen a 110 jogos invictos, empatando o recorde aceito por Sergei Tiviakov. Faz 531 dias desde a sua derrota para Shakriyar Mamedyarov na 9ª Rodada de Biel, em 31 de julho de 2018. Desde então, ele marcou +36 = 74-0 (estatísticas Tarjei J. Svensen no twitter). Carlsen enfrenta Jorden Van Foreest amanhã para o registro.

Partidas da 3ª rodada
PGN 3ª rodada

______________________________________

Segunda Rodada: 12/01/2020

PGN DA 2ª RODADA

Partidas da 2ª rodada:

Primeira Rodada 11/01/2020

Partidas da 1ª rodada: https://live.chessbase.com/watch/82nd-Tata-Steel-Masters-2020

PRIMEIRA RODADA 11/01/2020

PGN 1ª RODADA.

O Tata Steel Masters 2020 é um round-robin único para 14 jogadores, que acontece de 11 a 26 de janeiro. O campeão mundial Magnus Carlsen novamente lidera o campo, que inclui as 10 principais estrelas Caruana, Giri e So, além do 5 vezes campeão mundial Anand. Muito do foco será em jovens estrelas - Duda, Artemiev, Xiong e, acima de tudo, Alireza Firouzja, de 16 anos, que faz sua estréia no super torneio. Além do tradicional local em Wijk aan Zee, na Holanda, uma rodada será disputada no estádio de futebol PSV em Eindhoven (16 de janeiro).

Tata Steel Masters Playing Schedule

All rounds start at 13:30 in Wijk aan Zee, except for Sunday the 26th when the round starts at 12.00. The first round is on 11 January. Restdays for the Masters and Challengers are scheduled on 15 January, 20 January and 23 January. 

Chess on Tour Round (Round 5, 16 January in Eindhoven) start at 14:00

Live Commentary starts at 14:00 in Wijk aan Zee and 14:00 at the Chess on Tour location. For the full commentary programme click here.

Round 1 - Saturday the 11th
Xiong, Jeffery - Dubov, Daniil ½-½
Van Foreest, Jorden - Yu, Yangyi 1-0
Carlsen, Magnus - Giri, Anish ½-½
Caruana, Fabiano - So, Wesley ½-½
Anand, Viswanathan - Artemiev, Vladislav ½-½
Vitiugov, Nikita - Duda, Jan-Krzysztof ½-½
Firouzja, Alireza - Kovalev, Vladislav 1-0
Round 2 - Sunday the 12th
Dubov, Daniil - Kovalev, Vladislav 1-0
Duda, Jan-Krzysztof - Firouzja, Alireza ½-½
Artemiev, Vladislav - Vitiugov, Nikita 1-0
So, Wesley - Anand, Viswanathan 1-0
Giri, Anish - Caruana, Fabiano ½-½
Yu, Yangyi - Carlsen, Magnus ½-½
Xiong, Jeffery - Van Foreest, Jorden 1-0
Round 3 - Monday the 13th
Van Foreest, Jorden - Dubov, Daniil 1-0
Carlsen, Magnus - Xiong, Jeffery ½-½
Caruana, Fabiano - Yu, Yangyi 1-0
Anand, Viswanathan - Giri, Anish ½-½
Vitiugov, Nikita - So, Wesley ½-½
Firouzja, Alireza - Artemiev, Vladislav 1-0
Kovalev, Vladislav - Duda, Jan-Krzysztof ½-½
Round 4 - Tuesday the 14th
Dubov, Daniil - Duda, Jan-Krzysztof ½-½
Artemiev, Vladislav - Kovalev, Vladislav 1-0
So, Wesley - Firouzja, Alireza 1-0
Giri, Anish - Vitiugov, Nikita ½-½
Yu, Yangyi - Anand, Viswanathan ½-½
Xiong, Jeffery - Caruana, Fabiano ½-½
Van Foreest, Jorden - Carlsen, Magnus ½-½
Round 5 - Thursday the 16th (Eindhoven)
Carlsen, Magnus - Dubov, Daniil  
Caruana, Fabiano - Van Foreest, Jorden  
Anand, Viswanathan - Xiong, Jeffery  
Vitiugov, Nikita - Yu, Yangyi  
Firouzja, Alireza - Giri, Anish  
Kovalev, Vladislav - So, Wesley  
Duda, Jan-Krzysztof - Artemiev, Vladislav  
Round 6 - Friday the 17th
Dubov, Daniil - Artemiev, Vladislav  
So, Wesley - Duda, Jan-Krzysztof  
Giri, Anish - Kovalev, Vladislav  
Yu, Yangyi - Firouzja, Alireza  
Xiong, Jeffery - Vitiugov, Nikita  
Van Foreest, Jorden - Anand, Viswanathan  
Carlsen, Magnus - Caruana, Fabiano  
Round 7 - Saturday the 18th
Caruana, Fabiano - Dubov, Daniil  
Anand, Viswanathan - Carlsen, Magnus  
Vitiugov, Nikita - Van Foreest, Jorden  
Firouzja, Alireza - Xiong, Jeffery  
Kovalev, Vladislav - Yu, Yangyi  
Duda, Jan-Krzysztof - Giri, Anish  
Artemiev, Vladislav - So, Wesley  
Round 8 - Sunday the 19th
Dubov, Daniil - So, Wesley  
Giri, Anish - Artemiev, Vladislav  
Yu, Yangyi - Duda, Jan-Krzysztof  
Xiong, Jeffery - Kovalev, Vladislav  
Van Foreest, Jorden - Firouzja, Alireza  
Carlsen, Magnus - Vitiugov, Nikita  
Caruana, Fabiano - Anand, Viswanathan  
Round 9 - Tuesday the 21st
Anand, Viswanathan - Dubov, Daniil  
Vitiugov, Nikita - Caruana, Fabiano  
Firouzja, Alireza - Carlsen, Magnus  
Kovalev, Vladislav - Van Foreest, Jorden  
Duda, Jan-Krzysztof - Xiong, Jeffery  
Artemiev, Vladislav - Yu, Yangyi  
So, Wesley - Giri, Anish  
Round 10 - Wednesday the 22nd
Dubov, Daniil - Giri, Anish  
Yu, Yangyi - So, Wesley  
Xiong, Jeffery - Artemiev, Vladislav  
Van Foreest, Jorden - Duda, Jan-Krzysztof  
Carlsen, Magnus - Kovalev, Vladislav  
Caruana, Fabiano - Firouzja, Alireza  
Anand, Viswanathan - Vitiugov, Nikita  
Round 11 - Friday the 24th
Vitiugov, Nikita - Dubov, Daniil  
Firouzja, Alireza - Anand, Viswanathan  
Kovalev, Vladislav - Caruana, Fabiano  
Duda, Jan-Krzysztof - Carlsen, Magnus  
Artemiev, Vladislav - Van Foreest, Jorden  
So, Wesley - Xiong, Jeffery  
Giri, Anish - Yu, Yangyi  
Round 12 - Saturday the 25th
Dubov, Daniil - Yu, Yangyi  
Xiong, Jeffery - Giri, Anish  
Van Foreest, Jorden - So, Wesley  
Carlsen, Magnus - Artemiev, Vladislav  
Caruana, Fabiano - Duda, Jan-Krzysztof  
Anand, Viswanathan - Kovalev, Vladislav  
Vitiugov, Nikita - Firouzja, Alireza  
Round 13 - Sunday the 26th
Firouzja, Alireza - Dubov, Daniil  
Kovalev, Vladislav - Vitiugov, Nikita  
Duda, Jan-Krzysztof - Anand, Viswanathan  
Artemiev, Vladislav - Caruana, Fabiano  
So, Wesley - Carlsen, Magnus  
Giri, Anish - Van Foreest, Jorden  
Yu, Yangyi - Xiong, Jeffery  

Rate of play Masters and Challengers

100 minutes for 40 moves, followed by 50 minutes for 20 moves, then 15 minutes for the remaining moves with 30 seconds cumulative increment for each move starting from the first move.

Tiebreak Rules - Tata Steel Masters

In case two players share first place in the Masters (if more players share first prize, the first two players will be selected according to the criteria as stated below), they will play a tie-break after the last round, on Sunday 26, January 2020. The time control for two Blitz games is 5 min + 3 sec and possible Armageddon in the third game (White has 5 minutes and Black 4 minutes, + 3 sec increment as of move 60). Drawing of lots will be provided by the Chief Arbiter. A tie-break will start at 18.00 hours sharp. During the tie-break only a selected number of press photographers and camera crews will be allowed in the playing area.

If other games are still in progress then, they will be moved to the “Amateur section” close to the Masters and Challengers groups, where they will be continued. The Chief Arbiter will decide when these games will be moved and players are expected to abide by this decision.

Tiebreak criteria for play-off

  1. the mutual result
  2. the Sonneborn-Berger score
  3. the player with more number of games with black
  4. drawing of lots

Artigos relacionados

Sobre o autor Ver todas as postagens

Carlos Carvalho

Responda

Se endereço de email não vai ser exposto. Os campos necessários estão marcados *