PGN DE TODAS AS RODADAS: wchcand18 (14) -

CB all games

CLASSIFICAÇÃO FINAL

 

Caruana vence Grischuk para ganhar os candidatos e se qualificar para jogar Carlsen
Mark Crowther - Terça-feira, 27 de março de 2018
Fabiano Caruana derrotou Alexander Grischuk na rodada final do torneio FIDE Candidates para ganhar o evento por um ponto. Caruana não precisou da ajuda de ninguém, já que derrotou de forma impressionante seu adversário russo na rodada final. No entanto, os jogos anteriores ao primeiro tempo ficaram extremamente tensos e o vencedor ficou em dúvida por um longo tempo.
Como todos os rivais de Caruana foram atraídos. Sergey Karjakin parecia ser o único a pressionar Ding Liren, mas uma rápida reviravolta na sorte fez com que ele tivesse que ter o cuidado de desenhar. Vladimir Kramnik sacrificou um peão contra Shakhriyar Mamedyarov levando a um jogo de meio-dia afiado. Mamedyarov sobreviveu à pressão, mas nunca teve chances reais de ganhar. Levon Aronian e Wesley So estavam fora de disputa e desenhou seu jogo tão rápido quanto decentemente possível.
Classificação Final: 1ª Caruana 9pts, 2ª Mamedyarov 8pts, 3ª Karjakin 8pts, 4ª Ding Liren 7.5pts, 5ª Kramnik 6.5pts, 6ª Grischuk 6.5pts, 7ª Wesley So 6pts, 8ª Aronian 4.5pts

CÁLCULO DE RATING FIDE

 

PARTIDAS DA 14ª RODADA

_____________________________________________________________________________

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL APÓS A 13ª RODADA - wchcand18_13

TABELA DE RATING PROVISÓRIO APÓS A 13ª RODADA

Eu vou esperar o encerramento do atual Candidatos, que terá sua rodada final amanhã, em Berlim, para fazer, digamos, tanto uma apreciação "panorâmica" quanto um exame mais concreto de alguns jogadores e suas partidas. A cobertura técnica de uma rodada não fica muito adequada a esse meio, o "CHESS-ZAP"!?
Agora, posso fazer um sumário à jato, segundo minha visão, do que tem sido a atuação dos jogadores até a penúltima rodada, sem detalhar justificativas técnicas, e também realçando mais o lado psicológico e esportivo. De trás pra frente, conforme a tabela, ok!?
8) L. Aronian - mais uma vez sentiu enorme desconforto por ser o Candidatos! Não sorriu durante o evento. Já estava com profundas olheiras na segunda rodada. E jogou como um "vidrado" várias partidas, a começar por aquela ante Kramnik, do 8-...Tg8N! E a presença do presidente da Armênia, como convidado de honra, na solenidade de abertura, não deve ter ajudado o grande Levon, simplesmente, o melhor jogador de 2017!
7) W. So - Uma decepção a falta de espírito de luta desse jovem talento e conformismo depressivo com um início, reconheço, frustrante de evento, perdendo as duas rodadas iniciais. Mas, para quem é calouro, devia reagir "indo para cima", e não "administrando" para empatar as partidads restantes. Foi um jogador, ao contrário do sofrido Aronian, "invisível"!
6) V. Kramnik - ficou como um "possesso revoltado", depois da derrota para Caruana. Parecia ter feito um transplante de personalidade! Passou a se comportar como um jogador de pôquer, blefando e querendo vencer a partir de posições impossíveis. E fora do tabuleiro, perdeu o equilíbrio com entrevistas monopolizadoras, desrespeitosas com o oponente e com arrogância além da conta. Logo ele, que é tido como um cara sóbrio e circunspecto. Contudo, por outro lado, foi o cara que mais trabalhou no tabuleiro em Berlim. Ralou muito. Com o xadrez que tem nas veias, poderia estar na frente, disputando a única vaga que importa.
5) A. Grischuk - sabe muito xadrez, como é típico da formação russa, tem muita "base e sistema", e é um grande defensor e aplicado ao extremo, quando sobre o tabuleiro. Mas, apesar de muitas participações, não vence os torneios internacionais com os super-tops e, principalmente, não resolve o probelma regular de ficar super-apurado no relógio. Ele vinha até tendo uma conduta razoável (ainda mais para os padrões dele!) nesse aspecto, mas hoje, claramente por causa do apuro, escolheu 35-...Cxb5?, em lugar do ótimo 35-...Cf5!=, por não ter visto a resposta 36-e6!, que ganha! Com mais de 30 anos, ele deveria ter mostrado progresso nessa questão.
4) L. Ding - Creio que ele voltará para o oriente com uma clara conclusão: foi modesto demais e não devia! É o único invicto do evento, e isso ninguém previu! Andou aqui e ali tendo que se defender, inclusive hoje, e o fez brilhantemente, mais poderia ter um ponto a mais e estar brigando pelo título. Com 25 anos, se ele estiver no próximo, será uma força e tanto!
3) S. Mamedyarov - estranhamente, foi o mais "frio" (mais até do que o Karyakin!) competidor entre os oito. Colheu alguns pontos por mérito, mas outros, quase se pode dizer, "caíram-lhe no colo". Como o de hoje. Não estou negando-lhe méritos, mas mostrando minha surpresa por essa atitude paciente e "crédula" ("tudo virá a mim e acabará bem"!) e por empates rápidos! Mas, por causa disso, já não depende somente de si para passar adiante...
2) Karyakin - Posso dizer, correndo o risco de contrariar um certo Carlsen, que ele é o maior lutador dessa geração, abaixo dos 28 anos! E ter ido para a Rússia, pode ter funcionado como um "turbo", dando-lhe impulso extra, na carreira, na vida pessoal e nas suas habilidades. Embora ele também não ganhe muitos eventos, ganha uns poucos muito importantes e bem remunerados, como Copa do Mundo, Candidatos, Starvangen (Noruega). Ainda está evoluindo, mas não ter jogado hoje (foi "empate de salão"), com o So, pode ter lhe custado o bis contra Magnus.
1)F. Caruana - Simplesmente, jogou o melhor, mais complexo, bem preparado teoricamente e ambicioso Xadrez entre todos, excetuando-se sua derrota justamente para Karyakin. Contudo, recuperou-se prontamente, como se viu na rodada de hoje.Contudo, como ocorre com Grischuk, está flertando muito frequentemente com o apuro de tempo! Vamos ver o quanto aprendeu com a experiência de dois anos atrás a respeito dessas questões de frieza competitiva e ganhar nos momentos críticos!? E, à propósito, ele está obrigado a vencer Grischuk amanhã. O empate não o garante, nem diante de Karyakin nem de Mamedyarov! É, você pode ser o melhor jogador, mas a vida é dura até o último instante e nada é garantido nessa vida, até que você dê a última palavra ou faça o último lance certo!

ESSE É O CHESS-ZAP POR MF LUIZ LOUREIRO!

Caruana leva para a rodada final dos candidatos; Mamedyarov e Karjakin estão meio atrás

Aronian e Caruana em sua conferência de imprensa. Foto ©

Aronian e Caruana em sua conferência de imprensa. Foto © | https://worldchess.com/berlin/

Fabiano Caruana derrotou Levon Aronian para liderar o torneio de Candidatos em Berlim, indo para a rodada final. Os tie-breaks de Caruana são na sua maioria inferiores aos seus rivais, então ele realmente precisava vencer contra um Aronian com branco para manter suas chances vivas. Agora seus rivais certamente terão que vencer para ultrapassá-lo, embora suas chances de ganhar com o preto contra Alexander Grischuk possam ser bem pequenas. O mais provável é que a melhor estratégia de Caruana é ter certeza do empate e cruzar os dedos e seus rivais não vencerem.

Aronian estava indo bem por algum tempo, 10 ... d5 foi uma continuação de luta, mas 18 ... Kh7 (18 ... Nf6 =) parecia em retrospecto um passo na direção errada. 19.Bc2 foi melhor em vez de 19.Kg2, mas Caruana jogou quando teve a chance de jogar o seguinte movimento. Caruana teve uma vantagem muito grande depois de 23 ... Qe6, mas ele jogou 24.Bd3 em vez de 24.Nxg6 permitindo Aronian um enorme contra-ataque depois de sacrificar uma peça. White ainda estava ganhando, mas era difícil encontrar o melhor, 29.N1e3 foi um erro de acordo com os computadores porque o Aronian tinha 31. ou 32. Nxb4 com a idéia de seguir com a Rd4 com um ataque massivo. "Aqui não tenho idéias." Aronian disse na conferência de imprensa. Em vez disso, depois de 31 ... e4 Caruana estava claramente ganhando e ele não cometeu nenhum erro.

Wesley So jogou solidamente contra Sergey Karjakin como branco. 13.b4 foi uma nova ideia interessante, mas depois de 13 ... Qf5 Queens saiu e um empate sempre foi provável.

Outro jogo que parecia destinado a um empate após a abertura foi Shakhriyar Mamedyarov contra Alexander Grischuk, exceto que um empate não era bom para nenhum dos jogadores em particular. Grischuk deveria ter encerrado o jogo com vários movimentos, mas 33 ... Kh7 acabou por ser uma decisão infeliz, ainda era igual, mas depois de 34 ... Nxb5? (34 ... Nf5 =) Mamedyarov teve um ataque vencedor que ele jogou com força.

Ding Liren era talvez um pouco melhor contra Vladimir Kramnik em um inglês complexo, mas o provocativo mas razoavelmente sólido 18 ... g5 provocou um erro de 19.h3, após o qual Kramnik rapidamente ganhou material. Ding manteve seu recorde invicto com um bom desempenho defensivo, mas este resultado o tira da luta pelo título.

Rodada 13 Classificações: 1ª Caruana 8pts, 2ª Mamedyarov 7,5pts, 3ª Karjakin 7,5pts, 4ª Ding Liren 7pts, 5ª Grischuk 6.5pts, 6ª Kramnik 6pts, 7ª Wesley So 5.5pts, 8ª Aronian 4pts

Rodada 14 terça-feira 27 de março 14:00 GMT: Grischuk-Caruana, Aronian-Wesley Então, Karjakin-Ding Liren, Kramnik-Mamedyarov.

PARTIDAS DA 13ª RODADA

__________________________________________________

CLASSIFICAÇÃO PARCIAL APÓS A 12ª RODADA:

Jogue o roteiro pela janela: O torneio Candidatos em Berlim é mais uma vez uma competição aberta.

No sábado, na 12ª rodada, os dois jogadores que lideraram as últimas rodadas, Fabiano Caruana, dos Estados Unidos, e Shakhriyar Mamedyarov, do Azerbaijão, perderam para Sergey Karjakin, da Rússia, e Ding Liren, da China, respectivamente.

A vitória de Karjakin permitiu que ele ultrapassasse Caruana. Eles estão agora empatados em primeiro, com sete pontos cada. Liren, que registrou seu primeiro resultado decisivo no torneio, está empatado com Mamedyarov e Alexander Grischuk, da Rússia, meio ponto atrás dos líderes.

(Cada vitória vale um ponto e cada empate vale meio ponto).

Com duas rodadas para ir, todos os cinco jogadores têm um tiro legítimo no primeiro lugar. Está em jogo 95.000 euros, mas, mais importante, o vencedor vai ganhar o direito de jogar Magnus Carlsen, o campeão mundial, em uma partida pelo título em Londres em novembro deste ano.

O torneio está sendo organizado pela World Chess, parceira comercial da Federação Mundial de Xadrez (FIDE), o órgão que comanda o jogo. O fundo total do prêmio é de 420.000 euros.

A competição conta com oito jogadores. Além dos cinco jogadores no topo da tabela de classificação, o torneio inclui Vladimir Kramnik, da Rússia, Wesley So, dos Estados Unidos, e Levon Aronian, da Armênia. O formato é um round-robin duplo, com cada jogador enfrentando todos os outros competidores duas vezes, uma vez com cada cor.

O local do torneio é a Kühlhaus (ou "casa fria" em inglês), um edifício industrial no centro de Berlim que foi construído no início do século 20 como uma instalação de armazenamento a frio para produtos frescos. Entre os principais patrocinadores do torneio estão a PhosAgro, uma gigante empresa russa de fertilizantes; Kaspersky Lab, uma empresa global de segurança cibernética; POR EXEMPLO. Capital Advisors, uma empresa de gestão de investimentos; S.T. Dupont, uma fabricante global de bens de luxo; Prytek, uma empresa de capital de risco; e Isklar, uma empresa norueguesa de água mineral.

No sábado, o primeiro lance cerimonial da rodada foi feito pelo Dr. Robert von Weiszäcker, professor de economia da Munich University of Technology. O Dr. Weiszäcker também é filho de Richard von Weiszäcker, ex-presidente da Alemanha.

Karjakin tinha White contra Caruana e abriu com 1 e4. Caruana escolheu a Defesa Petroff (também conhecida como a russa), que ele havia contratado com sucesso no início do torneio. A defesa tem a reputação de produzir empates e também de não dar problemas a Black na equalização. De fato, depois de 15 movimentos, Caruana tinha uma posição muito boa. No lance 17, Karjakin tomou uma decisão interessante e ligeiramente surpreendente: ele sacrificou uma troca para ganhar um peão no centro. Embora Karjakin estivesse agora ligeiramente deprimido, seu bispo de luz estava fortemente ancorado em d5, dando-lhe chances iguais.

Ainda assim, Caruana pode ter se tornado otimista demais. Ele começou a assumir riscos, jogando 23… g5, o que criou fraquezas estruturais em sua posição. Alguns movimentos depois, ele perdeu um segundo peão. Embora o material fosse agora teoricamente igual, as peças de Karjakin eram melhor coordenadas e seu bispo de luz era muito poderoso, dando-lhe uma vantagem clara. Karjakin metodicamente melhorou sua posição e fabricou um peão passado no lado do rei. Embora Caruana fosse capaz de impedir isso, foi à custa de outro peão na ala da rainha. Isso foi demais. Após 48 movimentos, ele se demitiu, já que não conseguiu mais segurar todos os peões de Karjakin.

A perda de Caruana abriu a porta para Mamedyarov assumir a liderança, se ele pudesse derrotar Ding, contra quem ele tinha White. Logo no início, Ding permitiu que Mamedyarov assumisse o controle do centro, mas Ding conseguiu se defender cedo e não teve pontos fracos para atacar. Depois de 13 movimentos, Mamedyarov teve uma pequena vantagem por causa de seu maior controle do espaço no centro. Mas então ele começou a deriva, aparentemente incapaz de elaborar um plano. Enquanto isso, Ding começou a avançar seus peões de defesa, onde ele tinha uma maioria de dois contra um. Mamedyarov pode ter subestimado o perigo.

Ao passar 32, a maré mudou. Os peões centrais de Mamedyarov não se moveram, enquanto os peões de Ding estavam avançando rapidamente. Mamedyarov conseguiu se infiltrar na posição de Ding com sua rainha, mas mostrou-se mais perigoso do que na realidade. Ding simplesmente fabricou um peão passado por 35… b3 e depois 36… a3. No momento em que Mamedyarov tentou colocar seus peões centrais com 38 d5, já era tarde demais. Alguns movimentos depois, ele se demitiu, já que ele estava com muito material e seu contra-ataque não era potente o suficiente. .

Enquanto os outros dois jogos foram sorteados e não foram tão importantes para a classificação, eles foram muito disputados.

Em um deles, Kramnik tinha White contra So. A abertura foi uma troca do Queen's Gambit Declined, um sistema que se tornou mais popular nos últimos anos. A abertura pode ser muito complicada e, de fato, os jogadores logo se envolveram em uma complexa luta tática. Ambos pareciam estar bem preparados. Por movimento 18, um fascinante.

(texto do site oficial)

Torneio de candidatos com novo líder após  Caruana e Mamedyarov perderem na 12ª rodada

Karjakin and Caruana at their Round 12 press conference. Photo ©

Karjakin e Caruana na sua coletiva de imprensa da Rodada 12. Foto © | https://worldchess.com/berlin/

Sergey Karjakin terminou o mais forte nos últimos dois torneios de Candidatos e parece pronto para repetir o feito em Berlim. Karjakin começou o evento no fundo do campo após as derrotas nas rodadas 1 e 4. Ganha nas rodadas 7, 9, 11 e agora 12 o levaram para o topo no tie-break do líder de longa data Fabiano Caruana, que ele derrotou hoje.

Karjakin encontrou uma pequena ruga contra Petroff Defence de Caruana com 11.Nd4, mas foi a seqüência 16.Bf3 Bg4 17.Bxd5! ("Eu não deveria ter permitido isso" - Caruana) que determinou a vitória. Após o sacrifício de troca, a posição do branco foi significativamente mais fácil de jogar e depois de 22 ... Rd7 (22..Qe7 parece melhor) o preto estava com problemas e Karjakin disse que estava contente por encontrar 27.Qf1! e trouxe para casa o ponto com confiança depois disso.

Ding Liren finalmente ganhou um jogo quando ele derrotou Shakhriyar Mamedyarov com o preto. Parecia que Mamedyarov estava pressionando, mas os computadores não são tão otimistas para o branco chamando-o de igual. Talvez isso tenha sido um problema no final do jogo, 29.Bc2 (29.Bd1) foi o começo dos problemas do branco e 30.Bd3 (30.Nd3) logo levou a uma posição perdida. 43 ... Qa7 + pegar material tinha que ser visto com bastante antecedência.

Alexander Grischuk teria esperado pegar o ponto cheio com o branco contra um lutador de Levon Aronian. Se Grischuk tivesse jogado 23.c5, isso poderia ter acontecido, mas algo o colocou fora da jogada óbvia e, depois disso, Aronian teve poucos problemas para garantir o empate.

Vladimir Kramnik garantiu uma grande vantagem inicial contra Wesley So e teve muitas maneiras de levar para casa o ponto cheio. 32. Ne6? (32.f4!) Parece ter sido o erro que custou o ponto cheio, porque depois disso Wesley So segurou bastante confortavelmente.

Com duas rodadas para o final, Karjakin lidera o tie-break de Caruana com Ding Liren, Mamedyarov e Grischuk meio ponto atrás. 2/2 ou 1.5pts de qualquer um deles podem tornar a vida muito interessante para eles.

Em caso de empate, os seguintes desempates são usados, em ordem:
Resultados nos jogos entre os jogadores empatados;
O maior número de vitórias;
Escore de Sonneborn-Berger;
Se todos esses níveis forem altos (o que duvido que seja possível agora), então haverá jogos rápidos e rápidos.

Rodada 12 Classificações: 1ª Karjakin 7pts, 2ª Caruana 7pts, 3ª Ding Liren 6.5pts, 4ª Grischuk 6.5pts, 5ª Mamedyarov 6.5pts, 6ª Kramnik 5.5pts, 7ª Wesley So 5pts, 8ª #Aroniana 4pts.

Dia de descanso domingo, 25 de março de 2018.

Rodada 13 Segunda-feira 26 de março 14:00 GMT: Mamedyarov-Grischuk, Ding Liren-Kramnik, Wesley So-Karjakin, Caruana-Aronian.

Rodada 14 terça-feira 27 de março 14:00 GMT: Grischuk-Caruana, Aronian-Wesley Então, Karjakin-Ding Liren, Kramnik-Mamedyarov. (crédito: The Week in Chess).

Veja a tabela provisória de Rating FIDE

PARTIDAS DA 12ª RODADA - wchcand18 (DOZE)

__________________________________________________

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 11ª RODADA - wchcand18_11

Karjakin bate Aronian para mover-se dentro de um ponto de Caruana após a volta dos candidatos 11
Mark Crowther - sexta-feira, 23 de março de 2018

Levon Aronian olhou e soou drenado em sua conferência de imprensa com Sergey Karjakin. Foto ©

Levon Aronian olhou e soou drenado em sua conferência de imprensa com Sergey Karjakin. Foto © | https://worldchess.com/berlin/

Os candidatos da Fide estão se preparando para uma finalização de fotos, com o líder Fabiano Caruana novamente empatado e seu adversário na rodada 12, Sergey Karjakin, que se aproximou de Alexander Grischuk. Shakhriyar Mamedyarov está entre eles apenas meio ponto atrás de Caruana.

Caruana foi confrontado com o muito impressionante 1. c4 e6 2. Nc3 d5 3. d4 c6 4. e4 dxe4 5. Nxe4 c5 !! por Vladimir Kramnik. Este movimento não é novo, mas está no nível mais alto e depois do 11.Bd2, Kramnik foi ligeiramente escolhido em uma posição complicada. O jogo foi interessante por um tempo, mas depois de 33 ... Rxc1, trocando torres, um empate foi quase inevitável e foi acordado no movimento 40.

Sergey Karjakin bateu um Levon Aronian claramente desanimado com preto. Aronian jogou para a vantagem, mas não conseguiu muito, houve igualdade dinâmica por um longo tempo até que Aronian erroneamente desistiu do peão-a (42.a5 ainda estava bem) e depois disso ele estava sempre lutando e perdido em 74 jogadas.

Ding Liren empatou todos os seus jogos até agora, mas hoje contra Alexander Grischuk ele estava completamente vencendo com muitas opções. Grischuk encontrou a incrível 29.Nc1 em problemas de tempo e arrastou Ding para problemas de relógio também com as complicações. Por um movimento, os computadores disseram que Grischuk estava nivelado, depois do 38.Bd4? Ned3 era igual, 38 de Grischuk ... Nxh3 + deveria ter levado a uma derrota, mas depois do primeiro tempo o controle de Ding não parecia se recuperar de todo o drama. 42.Bxe5 causou mais problemas do que criou e, gradualmente, Ding perdeu a maior parte de sua vantagem e teve que se contentar com um empate. Um fantástico esforço defensivo de Grischuk, mas mesmo assim Ding deveria ter convertido sua vantagem.

Wesley So jogou muito solidamente como branco contra Shakhriyar Mamedyarov e um empate foi acordado em movimento 41.

Rodada 11 classificação: 1 Caruana 7pts, 2ª Mamedyarov 6.5pts, 3ª Karjakin 6pts, 4ª Grischuk 6pts, 5ª Ding Liren 5.5pts, 6ª Kramnik 5pts, 7ª Wesley So 4.5pts, 8ª Aronian 3.5pt

Rodada 12 emparelhados Sábado 24 de março 2pm GMT: Grischuk-Aronian, Karjakin-Caruana, Kramnik-Wesley Assim, Mamedyarov-Ding Liren.

PARTIDAS DA 11ª RODADA

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 10ª RODADA - wchcand18_10

Líder Caruana e seu rival mais próximo, Mamedyarov, empataram na 10ª rodada dos candidatos
Mark Crowther - quinta-feira, 22 de março de 2018

Kramnik e Aronian em sua conferência de imprensa no início do qual eles receberam uma ovação. Foto ©

Kramnik e Aronian em sua conferência de imprensa no início do qual eles receberam uma ovação. Foto © | https://worldchess.com/berlin/

A décima rodada do torneio Candidatos em Berlim viu Shakhriyar Mamedyarov tentando assumir a liderança com uma vitória sobre Fabiano Caruana. Mameyarov encontrou uma maneira de pressionar o líder do torneio no catalão, mas, na verdade, apesar de difícil para Caruana, ele manteve a igualdade perto de tudo e evitou problemas com o tempo.

O jogo do dia foi entre os dois tail-enders Vladimir Kramnik e Levon Aronian. Eles conspiraram para elevar a tensão em um piano Giuoco e o jogo permaneceu mais ou menos equilibrado através de muitas variações complexas ao fazê-lo. Novamente, parece que Kramnik estava muito mais otimista sobre sua posição do que garantido, mas desta vez a emocionante jogada foi interrompida por seu oponente quando Aronian errou em xeque-mate. Algumas notas baseadas na conferência de imprensa estão no arquivo do jogo.

Os outros dois jogos Ding Liren vs Wesley So e Alexander Grischuk vs Sergey Karjakin empataram.

Rodada 10 classificação: 1 6.5pts Caruana, 2 6pts Mamedyarov, 3 Grischuk 5.5pts, 4 Karjakin 5pts, 5 Ding Liren 5pts, 6, 7 4.5pts Kramnik Wesley So 4 pontos, 8 Aronian 3.5pts.

PARTIDAS DA 10ª RODADA

___________________________________________

ACOMPANHE AO VIVO AS PARTIDAS DA 9ª RODADA

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 9ª RODADA - wchcand18 (9)

PARIDAS DA 9ª RODADA

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 8ª RODADA - wchcand18 (8)

Caruana mantém uma vantagem de meio ponto sobre Mamedyarov após a rodada 8 dos candidatos
Mark Crowther - segunda-feira, 19 de março de 2018

Alexander Grischuk venceu Vladimir Kramnik  e assumiu  o terceiro lugar.

Wesley So jogou a variação de Qe2 contra o Petroff de Fabiano Caruana e encontrou-se com problemas. No entanto, com um conjunto de cálculos fino e acurado, ele conseguiu manter o empate.

Shakhriyar Mamedyarov não conseguiu colocar Sergey Karjakin em problemas sérios no catalão e o jogo ficou empatado pela repetição no movimento 30.

Ding Liren empatou todos os seus jogos, mas teve grandes chances no final do jogo contra Levon Aronian, mas permitiu que o oponente escapasse com um empate.

Vladimir Kramnik continua a confundir observadores. Ele foi novamente o último a terminar em seu jogo contra Alexander Grischuk, ele recusou várias propostas de empate e depois permitiu que Grischuk virasse o jogo. Grischuk se desloca para o terceiro lugar sozinho. Muito estranho Kramnik.

Round 8 Classificações: 1ª Caruana 5,5 pts, 2º Mamedyarov 5 pts, 3º Grischuk 4,5 pts, 4º Ding Liren 4 pts, 5º Kramnik 3,5 pts, 6º Karjakin 3,5 pts, 7º Wesley So 3 pts, 8º Aronian 3 pts.

Rodada 9 Terça-feira, 20 de março de 2018 2pm GMT: Wesley So-Grischuk, Caruana-Ding Liren, Aronian-Mamedyarov, Karjakin-Kramnik

PARTIDAS DA 8ª RODADA

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 7ª RODADA

Fabiano Caruana sobreviveu ao que pareceu um último lance dos dados de Levon Aronian e pegou uma vitória na 7ª rodada e lidera o Torneio dos Candidatos da FIDE em Berlim.

Aronian encontrou um sacrifício interessante que não havia sido verificado por Caruana em uma posição em que ele achava que via tudo. Aronian obteve uma grande quantidade de compensações práticas, mas as avaliações do computador nunca foram melhores para ele e ocasionalmente eram terríveis. Aronian teve uma última chance  com 32.Qh4 após o seu 32.Bc4? Apesar do tempo, Caruana trouxe para casa todo o ponto.

Sergey Karjakin e Wesley So pareciam estar indo para um empate quando entraram em um jogo final de torres, Knight e Peão com todos os peões na ala do rei. So então entrou em dificuldades (a defesa ativa 26 ... Rb6 foi sugerida por Karjakin depois), mas ele ainda estava no jogo até 35 ... Ke8? (35 ... Rc7! Desenha) após o qual Karjakin estava ganhando, então perdeu a tempo.

Alexander Grischuk não teve outra opção senão tirar um sorteio por repetição no movimento 16 em seu jogo contra Shakhriyar Mamedyarov em uma defesa de Ragozin.

Ding Liren igualou rapidamente o inglês de Vladimir Kramnik. 21 ... Bf5 parecia especialmente promissor, mas também 27 ... Bd7. Uma vez que Kramnik empatou no 30º lance, ele decidiu jogar uma e outra como o único com chances teóricas. Na verdade, o jogo permaneceu equilibrado até o acordo de empate no lance 74.

Round 7 Classificações: 1ª Caruana 5pts, 2ª Mamedyarov 4.5pts, 3rd Kramnik 3.5pts, 4th Ding Liren 3.5pts, 5th Grischuk 3.5pts, 6th Karjakin 3pts, 7th Wesley So 2.5pts, 8th Aronian 2.5pts

8ª rodada: Emparceramento segunda-feira 19 de março de 2018 11:00h: Grischuk x Kramnik, Mamedyarov x Karjakin, Ding Liren x Aronian, Wesley So x Caruana

PARTIDAS DA 7ª RODADA - wchcand18 (7)

____________________________________________________

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 6ª RODADA

Mamedyarov junta-se a Caruana na liderança depois de vencer Kramnik na 6ª rodada.
Fabiano Caruana jogou 1. d4 Nf6 2. c4 g6 3. Nf3 Bg7 4. e3 uma idéia inicialmente defendida por seu oponente Alexander Grischuk em 2013. Grischuk disse que desistiu por causa da configuração que ele tentou no jogo, uma configuração Axel Smith chamado "Poom Man's Benoni" em seu livro e3 Poison. Grischuk admitiu que ele estava errado ao dar a ideia, pois a posição permaneceu muito nítida e interessante. Caruana gostou da sua posição até o seu 27.Bf4, que ele descreveu como "muito ruim" e logo aproveitou a oportunidade para repetir e desenhar.

Shakhriyar Mamedyarov juntou Fabiano Caruana na liderança depois de derrotar Vladimir Kramnik. No entanto, Kramnik provavelmente considerará isso como uma perda completamente auto-infligida, ele totalmente igualado com preto, mas depois do lance 28 ... h5 criou  chances vencedoras para seu oponente. Em vez disso, alguns movimentos depois ele tropeçou horrivelmente com 34 ... Rdc8 dizendo que ele calculou a posição resultante com sua torre em c8 em vez de c7, mas mesmo isso parece ruim para ele. Ele pareceu perder toda objetividade por um curto período de tempo. Kramnik deixou seu pinguim em falta e estava completamente perdido, ele resistiu por um longo período de tempo, até encontrando uma idéia de acasalamento quando uma torre para a rainha, mas ele nunca recebeu uma chance de salvar ...

Isso significa que Caruana e Mamedyarov compartilham a liderança em 4/6 em +2 um ponto livre de um grupo em 50% de Kramnik, Grishuk e Ding Liren.

Wesley Então, finalmente, mostrou o que ele é capaz de contra Levon Aronian em um Marshall Ruy Lopez. Aroniano estava bem preparado, mas foi superado, acabando por faltar que seus 33 ... Rf8 perde material para 34.Re2! Aronian resistiu há muito tempo, mas o jogo desapareceu. Wesley Então ficará feliz em sair do porão e de volta ao torneio com esta vitória.

Ding Liren não conseguiu nada tão branco contra o Gruenfeld de Sergey Karjakin e o jogo foi desenhado em 18 movimentos.

PARTIDAS DA 6ª RODADA - wchcand18 (6)

________________________________________________

CLASSIFICAÇÃOAPÓS 5ªRODADA - CHESS-RESULTS

 

 

 

 

 

PARTIDAS DA 5ª RODADA - wchcand18 (5)

______________________________________________

CLASSIFICAÇÃO APÓS A 4ª RODADA:

Estritamente falando, não há sorte no xadrez. E, no entanto, muitas vezes se disse que, para ganhar um grande torneio, o jogador deve ser sortudo e bom - o que significa que seus oponentes devem cometer erros suficientes em momentos críticos, e o jogador deve ser suficientemente bom para explorá-los.

 

Se Fabiano Caruana ganhar o torneio de Candidatos em Berlim, que ele agora lidera, ele poderá apontar para a 4ª Rodada na quarta-feira como um ponto de virada, no qual ele teve sorte e foi hábil.

 

Caruana, um americano, venceu Vladimir Kramnik, ex-campeão mundial russo, em um jogo em que ambos os jogadores tiveram arestas significativas em diferentes pontos. No final, um terrível erro de Kramnik cedeu o ponto a Caruana.

 

Tinha que ser uma pílula amarga para Kramnik, o líder após a terceira rodada, quando veio uma rodada depois que ele jogou um dos melhores jogos de sua carreira.

 

Caruana agora tem três pontos (cada vitória vale um ponto e cada empate vale meio ponto), enquanto Kramnik está empatado em segundo com Shakhriyar Mamedyarov do Azerbaijão, cada um com 2,5 pontos.

 

Os Candidatos estão sendo organizados pela World Chess, parceira comercial da Federação Mundial de Xadrez (FIDE), o corpo governante do jogo. O fundo de prêmios é de 420.000 euros. O vencedor receberá 95.000 euros, mas, mais importante, ele ganhará o direito de jogar Magnus Carlsen, o campeão mundial, pelo título no Championship Match em Londres em novembro deste ano.

 

Além de Caruana, Kramnik e Mamedyarov, os outros concorrentes são Alexander Grischuk e Sergey Karjakin, ambos da Rússia, Ding Liren da China, Levon Aronian da Armênia e Wesley So dos Estados Unidos. O torneio é um round-robin duplo, com cada jogador enfrentando todos os outros competidores duas vezes, uma vez com cada cor.

 

O local escolhido para o torneio é Kühlhaus (ou “casa cool” em Inglês), um edifício industrial no centro de Berlim, que foi construído no início dos anos 20 º  século como uma instalação de armazenamento a frio para produtos frescos. Entre os principais patrocinadores do torneio estão a PhosAgro, uma gigante empresa russa de fertilizantes; Kaspersky Lab, uma empresa global de segurança cibernética; EG Capital Advisors, uma empresa de gestão de investimentos; ST Dupont, uma fabricante global de artigos de luxo; Prytek, uma empresa de capital de risco; e Isklar, uma empresa norueguesa de água mineral.

 

Matthias Deutschmann, um popular kabarettista alemão (uma forma de revisão satírica), fez a jogada de abertura da 4ª rodada.

 

No jogo entre Kramnik e Caruana, Kramnik tinha branco. Ele abriu com 1 e4 e Caruana escolheu a Defesa Petroff (também conhecida como a russa). Isso é pensado para ser uma das aberturas mais soporíferas no xadrez. Na verdade, muitas vezes leva a empates. O jogo entre Kramnik e Caruana parecia estar indo nessa direção, mas ambos os jogadores continuaram pressionando e sondando, esperando por um erro do outro.

 

Finalmente chegou ao Move 23, quando Kramnik jogou 23 c5 em vez de 23 gh3. Ele evidentemente calculou mal, ou apenas negligenciou a resposta de 23… f5 de Caruana. Kramnik logo teve problemas e teve que desistir de um pedaço do peão avançado de Caruana.

 

Kramnik não foi sem compensação, no entanto, como ele tinha um peão muito avançado d. E Caruana ficou apenas alguns segundos em seu relógio, com 15 movimentos para fazer antes do primeiro controle de tempo.

 

Inicialmente, Caruana foi capaz de acalmar seus nervos e encontrar as melhores jogadas, mas ele finalmente se desviou e Kramnik conseguiu colocar seus peões de lado de fora, enquanto os de Caruana estavam presos no lado do rei.

 

Depois de algumas imprecisões adicionais de Caruana, os jogadores chegaram ao controle de tempo e a posição estava longe de ser clara. Até parecia que Kramnik poderia ter uma vantagem. Depois de outro erro de Caruana (41… h5, em vez de 41… f3), Kramnik teve uma vantagem clara.

 

Mas agora foi a vez de Kramnik perder o melhor movimento (44 c4 em vez de 44 b4). Depois de algumas trocas, os jogadores pareciam estar a caminho de um empate, mas Kramnik fez um movimento ruim (58 Kb1, em vez de 58 Kc1), seguido por um terrível erro (59 Kd1, em vez de 59 Rf6). Caruana não perdeu a sua oportunidade e depois de 60… Rd1, Kramnik percebeu que não podia levar a torre por 61 Kd1, porque depois de 61… h2, ele não conseguia parar o peão h de queening. (62 Rh6 Bh4.) Kramnik renunciou alguns movimentos depois.

 

Aronian tinha perdido muito para Kramnik na terceira rodada, então, psicologicamente, bem como do ponto de vista do torneio, ele queria uma vitória. Karjakin, vencedor do torneio Candidatos de 2016, estava na mesma situação em relação à classificação do torneio.

 

Karjakin, que tinha White, abriu com 1 d4 e Aronian escolheu a Variação Ragozin do Gambit Declined da Rainha - um sistema popular e de dois gumes. Aronian está em casa em posições complicadas, então a abertura combina com seu estilo, enquanto Karjakin é mais confortável em posições com temas estratégicos claros. Karjakin decidiu não desistir de uma luta, sacrificando um peão pela iniciativa. Ele logo se viu em uma posição desconhecida, no entanto, e desistiu de um segundo peão em um esforço desesperado para manter sua iniciativa. Aronian foi capaz de devolver um peão para forçar algumas trocas, após o que Karjakin estava em apuros. Karjakin é conhecido por suas habilidades defensivas, mas desta vez ele não foi capaz de superar suas desvantagens e sucumbiu após 68 movimentos.

 

A vitória coloca Aronian em 50 por cento e deixa-lo na caça. Embora ainda haja 10 rodadas restantes, a situação de Karjakin na classificação (ele tem um ponto) já é terrível.

 

Grischuk pode ter ficado um pouco chateado consigo mesmo depois de seu jogo com Ding, já que ele parecia perder uma oportunidade de ouro. A abertura foi o Gambito Anti-Moscou da Defesa Semi-Eslava. (Quem não ama os nomes das aberturas de xadrez?) O sistema é um dos mais fortemente analisados ​​e mais aguçados do jogo. No Move 12, Grischuk sacrificou uma peça - uma ideia conhecida - que deixou o rei de Ding permanentemente exposto. Inicialmente, ambos os jogadores lidaram bem com as complicações, mas depois de 21 f4, Ding fez o que poderia ter sido um erro fatal ao jogar 21… gf4. Se Grischuk tivesse respondido 22 Bh4, ele teria tido um ataque terrível depois de 22 ... Bf6 23 Qg4, embora fosse necessário ver esse acompanhamento. Em vez disso, Grischuk continuou 22 Rf4. A oportunidade perdida colocou Ding no banco do motorista, mas ele também perdeu o melhor acompanhamento. De lá, o jogo balançou para frente e para trás, com algumas táticas arrepiantes. No final, no entanto, depois de muitos intercâmbios, acabou empatado.

 

Grischuk e Ding têm dois pontos e estão empatados com o Aronian, um ponto atrás do líder.

 

O jogo mais quieto do dia foi entre Mamedyarov e So. Embora a abertura tenha sido uma linha afiada do Gambit Declinado da Rainha, ela foi fortemente analisada e ambos os jogadores claramente a estudaram de antemão. Eles jogaram rapidamente e chegaram a uma posição após 20 lances em que nenhum dos jogadores tinha uma vantagem, apesar de um leve desequilíbrio nas estruturas de material e peão. Mamedyarov, que era branco, forçou um empate por repetição após 31 movimentos.

Assim, como Karjakin, tem um ponto e realmente tem seu trabalho cortado para tentar entrar em disputa pela primeira vez (o que, segundo ele mesmo, é o único lugar que importa).

Caruana assume a liderança dos Candidatos depois de vencer o Kramnik numa incrível batalha na 4ª rodada.
Vladimir Kramnik jogou uma variação bastante aguerrida contra a defesa de Petroff de Fabiano Caruana e um empate pareceu muito provável, mas Kramnik tornou-se ambicioso no problema do tempo de Caruana, mas o que ele fez não foi ótimo e ele foi perdido objetivamente, no entanto, com tão pouco tempo, Caruana não conseguiu, T convertei e Kramnik foi melhor no controle da primeira vez e depois ganhou logo depois. 43.c4 foi uma sugestão vencedora do computador, depois de 45.c5 + a posição era igual, então, depois de uma luta tão cansativa, Kramnik jogou completamente errado com 58.Kb1 ?! e 59. Rd1 ?? que o deixou perdido.
Alexander Grischuk sacrificou uma peça em um semi-eslavo muito forte contra Ding Liren e obteve uma grande vantagem para arrancar. Depois de 21.f4 Ding gastou apenas 2 minutos em 21 ... gxf4 (21 ... h5 foi o melhor), o que teria dado a Grischuk uma vantagem decisiva se ele jogasse 22.Bh4 seguido de Qg4. Rxf4 foi jogado em vez disso e o jogo finalmente terminou em um empate.
Levon Aronian conseguiu obter uma vantagem com o preto contra Sergey Karjakin na vívida variação de Viena. 13..Qb4! parecia surpreender Karjakin. Karjakin tentou resgatar um final difícil, mas não conseguiu segurá-lo.
Shakhriyar Mamedyarov tentou o Qc2 Nimzo-Indian contra o Wesley So, mas encontrou seu oponente muito bem preparado e muito rapidamente o jogo atingiu igualdade estéril e um empate foi acordado em movimento 31.
Classificação da Rodada 4: 1 em Caruana 3pts, 2º Kramnik 2,5pts, 3º Mamedyarov 2,5pts, 4º Aronian 2pts, 5º Grischuk Alexander 2pts, 6tn Ding Liren 2pts, 7th = Karjakin, Wesley So 1pt
Rodada 5 quinta-feira, 15 de março, 14h GMT Aronian-Grischuk, Caruana-Karjakin, Wesley So-Kramnik, Ding Liren-Mamedyarov.

FIDE Candidates Tournament 2018 (4)
Mark Crowther (Thu Mar 15 00:20:00 2018)

PARTIDAS DA 4ª RODADA - wchcand18 (4)

________________________________________________________

Kramnik esmaga Aronian para liderar os Candidatos para liderar sozinho, após a 3ª rodada.
Vladimir Kramnik marcou uma vitória muito impressionante contra Levon Aronian na terceira rodada do torneio FIDE Candidates em Berlim. A tentativa de Aronian  surpreender Kramnik com 1.e4, um movimento que ele quase nunca usa. Kramnik teve a oportunidade de jogar uma ideia de 2 anos (7 ... Rg8!) Que o deixou pelo menos igual e com grandes chances de ataque. Kramnik não conseguiu lembrar muito dos detalhes precisos, só que 8 ... Nh5 era interessante. Aronian não reagiu bem a esta situação perigosa começando com 9.c3 (9.Nc3 seria certamente mais forte) e ele continuou faltando movimentos-chave de seu oponente, por exemplo 14 ... Qe7! e 18 .... f5 !. Em contraste, Kramnik estava se divertindo completamente e também jogava os melhores movimentos, vencendo Aronian  em apenas 27 movimentos. Kramnik, com 2,5 / 3, há um longo caminho a percorrer, mas ninguém pareceu melhor até agora. Aronian pareceu inseguro e essa derrota foi extremamente dolorosa.

Fabiano Caruana e Shakhriyar desenharam uma Siciliana Najdorf  muito afiada e complicada. Mamedyarov tomou a decisão muito arriscada de pegar um peão com:  22 ... Qxh2? que os computadores dizem que poderiam ter sido mais ou menos refutados até 29.Rde1. Após a alternativa de Caruana 29.Nf7 + Mamedyarov teve que abandonar o intercâmbio, mas lutou seu caminho de volta à igualdade no movimento 40. O jogo continuou a ser complicado, mas foi acordado empatado no movimento 49. Eles ainda estão empatados em segundo lugar, meio ponto atrás de Kramnik .

Depois de perder os dois primeiros jogos, Wesley So parecia não ter vontade para a partida contra o Ding Liren. O Marshall foi jogado, e então jogou solidamente como branco e eles desenharam 37 movimentos. Alexander Grischuk igualou rapidamente com o preto contra Sergey Karjakin e o jogo foi desenhado no movimento 30.

Terça-feira, 13 de março de 2018, DIA DE DESCANSO.

Round 4 Pairings 2pm GMT quarta-feira 14 de março de 2018. Grischuk-Ding Liren, Mamedyarov-Wesley So, Kramnik-Caruana, Karjakin-Aronian.

FIDE Candidates Tournament 2018 (3)

Mark Crowther (Seg 12 de março 19:49:00 2018)

 

CLASSIFICAÇÃO APÓS A RODADA 3

PGN para download: wchcand18_3
Partidas da 3ª rodada:

Classificação após a 2ª rodada

C Nome Elo FED Pts SB
Kramnik Vladimir 2800 RUS 1,25
Mamedyarov Shakhriyar 2814 AZE 1,00
Caruana Fabiano 2784 USA 0,50
Aronian Levon 2797 ARM 1 1,25
Ding Liren 2769 CHN 1 1,25
Grischuk Alexander 2767 RUS 1 0,00
Karjakin Sergey 2763 RUS ½ 0,75
So Wesley 2799 USA 0 0,00

2ª RODADA - 11/03/2018 - PGN PARA DOWNLOAD - wchcand18_2

_________________________________________

1ª RODADA - 10/03/2018 - PGN PARA DOWNLOAD - wchcand18

 

EMPARCEIRAMENTOS E PROGRAMAÇÃO

 

Artigos relacionados

Sobre o autor Ver todas as postagens

Carlos Carvalho

Responda

Se endereço de email não vai ser exposto. Os campos necessários estão marcados *